Como ajustar as alianças e os anéis

                      


            Nem todos os tipos de anéis e alianças permitem o ajuste de aro. É importante que o anel seja feito de ligas de metais que o joalheiro consiga trabalhar: como o ouro, a prata e a platina. Também é necessario que o anel possua um espaço livre na base, pois é ali que ocorre o ajuste as alianças toda cravejada o ajuste é realizado retirando as pedras para fazer o corte e assim ajustar o tamanho desejado, não é aconselhável ajustar muitos aros pois pode provocar a perda das pedras posteriormente, Nesse caso é mais viável refazer a aliança no tamanho desejado.

            Alguns modelos de aliança e anéis de noivado tambem não permitem o ajustes grandes por causa do design e da largura do aro. Esse tipo de joia demanda um pouquinho mais de cuidado na escolha. Gravações no interior do aro também podem impossibilitar um eventual ajute de aro. Em caso de alianças, a sugestão é realizar a inscrção após a confirmação do tamanho do aro.



        Os tipos de ajuste do aro podem variar de acordo com a liga metálica do anel. Geralmente, o joalheiro realiza um corte na base do anel com uma serra bem fina a partir daí, ele retira ou adiciona uma porção de metal e, em seguida, com ajuda de pequenas pinças, reúne as partes soldando o metal. Se o anel for de ouro branco, é necessário aplicar um novo banho de rodio após o processo de ajuste. Portanto, ajustes de aros de anéis de ouro branco costumam ser mais complexos do que ajustes em anéis de ouro amarelo.